quinta-feira, 21 de julho de 2011

Coca-cola lança refrigerante Crush Cajuína; bebida será fabricada no Piauí

A Coca-Cola Norsa, responsável pela fabricação e comercialização do portfolio da Coca-Cola Brasil em quatro estados do Nordeste está lançando neste mês um refrigerante feito de caju. O nome será ‘Crush Cajuína’, o mesmo da principal bebida tipicamente piauiense, a cajuína.
Inicialmente a distribuição do Crush Cajuína será feita exclusivamente para os consumidores da região do Cariri, no Ceará e a produção será feita em Fortaleza. Posteriormente a fabricação e distribuição serão expandidas para os estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.

Em entrevista, por telefone, ao Portal AZ a Timbro Comunicação, empresa que presta serviços de assessoria de imprensa à Norsa Coca-cola disse que está no plano de ações para o novo refrigerante a produção do Crush Cajuína na fábrica da coca-cola em Teresina.
“Foi feita uma pesquisa de consumo com o público e foi constatada que a cultura do consumo do caju é muito forte na região. A empresa vai aproveitar ainda a alta produtividade e o beneficiamento da fruta que já é feito”, explicou uma funcionária da Timbro Comunicação.
O lançamento faz parte da estratégia de regionalização dos produtos da empresa. Em 2001, seguindo esse projeto, a Coca-Cola comprou os direitos de produção do refrigerante cor-de-rosa Jesus, do Maranhão.
Crush Cajuína
A Crush Cajuína, como foi chamada a bebida, tem guaraná e suco de caju na composição e será comercializado em embalagens 600 ml e 2 litros.
O diretor de Operações de Mercado da Coca-Cola Norsa, Bernardo Legey, disse que o lançamento é mais uma forma de agradar os consumidores do Ceará. “Nossa satisfação é levar a eles o que há de melhor e respeitar a cultura de cada região. Sabemos que a importância do caju vai além da preferência popular. A cultura da fruta é responsável pelo consumo diferenciado de refrigerantes no Estado do Ceará”.
Processo de fabricação da cajuína

A cajuína é feita a partir da extração do suco do caju. O processo é simples e fácil. Os cajus são obtidos ainda no cajueiro e em seguida são higienizados e triturados para a obtenção do suco. Após a extração é feita a clarificação do suco, que pode ser a base de gelatina ou com a própria resina do cajueiro (material liquido obtido através do ferimento da árvore) após é filtrada e engarrafada e em seguida levada a cozimento por 12 horas.
Fonte: Portal AZ